ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1225
Título: Análise da qualidade de vida em pacientes com lombalgia crônica assistidos em uma clínica de fisioterapia de Caruaru-PE
Autor(es): ARRUDA, João Augusto Cabral de
Palavras-chave: Qualidade de vida
Lombalgia
Dor crônica
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: Pacientes com lombalgia crônica se deparam com modificações no âmbito pessoal e social que levam à redução de sua qualidade de vida. A maioria dos estudos encontrados difere em relação à metodologia e instrumentos de avaliação utilizados. Sendo assim, torna-se necessário a realização de pesquisa abordando os dados de forma mais clara, com o intuito de favorecer a análise do tamanho do efeito da lombalgia crônica na qualidade de vida dos indivíduos assistidos em uma clínica de reabilitação. OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida, em indivíduos portadores de lombalgia crônica, atendidos numa clínica de Fisioterapia de Caruaru – PE. MÉTODOS: Foi realizado um estudo de corte transversal numa clínica de reabilitação de Caruaru-PE, com avaliação da qualidade de vida por meio do questionário Short-Form Health Survey (SF-36). RESULTADOS: Foram avaliados 21 pacientes com média de idade 46,62±13,93 anos. 76,19% dos participantes relataram sentir dor lombar tanto em repouso quanto ao movimento. Todos os entrevistados têm lombalgia há mais de um ano. Os pacientes estudados apresentaram comprometimento geral na qualidade de vida, sobretudo acentuadas limitações por aspectos físicos e emocionais. O domínio dor mostrou uma correlação positiva com a capacidade funcional com valores ρ= 0,663 e p= < 0,001. CONCLUSÃO: Os achados do trabalho reforçam a necessidade de maior atenção para com este grupo. Isso indica a importância de uma intervenção multidisciplinar eficaz para redução da dor e das consequencias que a mesma promove nestes pacientes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1225
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL JOÃO. PDF.pdf322,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.