ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1121
Título: Política de segurança pública e política pública de segurança: uma análise do programa pacto pela vida no estado de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Luanna Stheffanye Pereira da
Palavras-chave: Segurança pública
Violência
Pacto pela vida
Crimes violentos
Data do documento: 30-Mai-2017
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empírica e quantitativa, usando o método dialético, haja vista que se fundamenta na forma de interpretação contextualizada, a fim de identificar as políticas públicas de segurança e as políticas de segurança pública, qualificando-as, explicando-as e analisando sua real abrangência, fazendo um recorte temporal do ano de 2007 a 2016 ,um recorte de conteúdo e território, quanto ao conteúdo o trabalho se restringiu a estudar a atuação programa pacto pela vida, que trata-se de uma política de segurança pública dentre as muitas existentes, portanto fora analisadas as estratégias no combate a redução dos denominados “crimes violentos letais intencionais” (CVLI), no estado de Pernambuco, recebendo a cidade de Caruaru um alcance de detalhes maio. Neste sentido, buscou-se problematizar em que medida os desafios impostos à necessidade de coordenação de ações para controle e redução dos CVLI do estado configuraram uma mudança, em termos paradigmáticos, na gestão local da segurança pública. Todo o projeto foi apresentado através do plano estadual de segurança pública (PESP-2007), fonte primária do objeto de estudo. Nesse local passam a totalidade de pessoas vítimas de CVLI, os meios utilizados para execução dos crimes, a faixa etária e o gênero das vítimas. Discute-se questões teóricas relacionadas à política pública de segurança, política de segurança pública, competência da segurança pública e violência à luz dos fatos sociais e relatos presenciados ao longo dessa pesquisa monográfica. Trata-se também da questão política e suas relações institucionais com a segurança pública. O objeto de pesquisa científica envolve o processo de redução da criminalização praticada no estado. Para concretizar o raciocínio da linha de pesquisa, foi utilizado também, o método indutivo, vez que foi analisado minuciosamente todas as ações com o intuito de analisar os motivos que originaram o insucesso do pacto pela vida e se ainda existem possibilidades concretas de uma repactuação e qual a decorrência lógica de suas consequências.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1121
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Luanna.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.