ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1119
Título: Perfil epidemiológico da transmissão vertical para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), no período de 2007 a 2015, no município de Caruaru – PE.
Autor(es): TAVARES, Alany de Paula
Palavras-chave: Vírus da imunodeficiência humana (HIV)
Transmissão vertical
Gestantes
Epidemiologia
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: A transmissão vertical representa a principal via de infecção pelo HIV na população infantil, onde a maior parte desses casos de contaminação para com a criança é no parto e na lactação. O presente trabalho teve como objetivo determinar os dados epidemiológicos das gestantes HIV positivo e da transmissão vertical no Município de Caruaru, Pernambuco. Foi realizado um estudo transversal descritivo retrospectivo, onde os dados das gestantes e crianças infectadas com HIV, no período de 2007 a 2015 foram avaliados por meio do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) e pelas fichas de notificação disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE, em que informavam critérios fundamentais que puderam determinar a possível causa do incidente e suas utilidades adicionais. Um total de 94 gestantes e 5 crianças foram notificados com HIV, no período de 2007 a 2015, em Caruaru-PE. O número de casos corroboraram com alguns dados na literatura e indicam o quanto é necessário instruir as gestantes soropositivas sobre os cuidados essenciais para a redução da transmissão vertical, através do uso correto dos medicamentos antirretrovirais, bem como a atenção sobre a forma de parto e interdição da amamentação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1119
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTIGO.pdf315,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.