ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1101
Título: Recém-nascidos com cardiopatia congênita no Brasil: uma revisão de literatura
Autor(es): MACIEL, Diego Galindo
Palavras-chave: Recém-nascido
Cardiopatias
Incidência
Epidemiologia
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: A cardiopatia congênita é definida como uma má formação anatômica do coração ou dos grandes vasos intratorácicos, que apresentam real ou potencial importância funcional, compreendendo desde defeitos que evoluem de forma assintomática até aqueles que determinam sintomas importantes e alta taxa de mortalidade. Objetivo: verificar o perfil epidemiológico de cardiopatia congênita em recém-nascidos no brasil. Metodologia: trata-se de estudo de revisão de literatura narrativa, através de artigos científicos em língua portuguesa em bancos de dados científicos: scielo, pubmeb, ebscohost e datasus utilizando descritores: recém-nascido, cardiopatia e epidemiologia, selecionadas publicações dos últimos 10 anos. Resultados: foram analisados 10 estudos, cinco elaborados na região nordeste, quatro no sul e um no sudeste. Em sete estudos foi observado que a predominância de recém-nascidos com cardiopatia congênita foi do sexo masculino, seis estudos evidenciaram uma maior incidência de cardiopatia congênita cianótica (ccc) e apenas quatro destes houve maior incidência da cardiopatia congênita acianótica (cca). Das principais cardiopatias os artigos relatam comunicação interventricular, comunicação interatrial, estenose pulmonar isolada, dupla via de entrada do ventrículo direito, defeito do septo atrioventricular, e tetralogia de fallot. Conclusão: os estudos demonstraram que no cenário nacional houve maior prevalência das cardiopatias congênitas no sexo masculino e do tipo acianótico. No entanto, há uma escassez de pesquisas que refletem as diferentes regiões do país.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1101
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECÉM-NASCIDOS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA NO BRASIL UMA REVISÃO DE LITERATURA..pdf431,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.