ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1089
Título: Participação da doula no trabalho de parto: uma revisão integrativa
Autor(es): PAIVA, Jéssyca Virginnya Peixoto
Palavras-chave: Doulas
Parto normal
Parto humanizado
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Este artigo objetivou conhecer o que as evidências científicas apontam acerca da presença das doulas durante o trabalho de parto. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE em fevereiro de 2017. Os descritores utilizados na Medline foram "Natural Childbirth"[Mesh] and "Doulas"[Mesh]”, "Labor Pain"[Mesh] and "Doulas"[Mesh]” e "Complementary Therapies"[Mesh] and "Doulas"[Mesh]”, na LILACS foram a partir dos cruzamentos dos decs, “Doula and Parto”. Após a leitura dos textos foram selecionados dez artigos que contemplaram o objetivo do estudo. Os estudos foram selecionados, pela leitura dos títulos encontrados. Em seguida, foi realizada a leitura dos resumos destes estudos e, por fim, os artigos foram lidos na íntegra para seleção daqueles que seriam incluídos na revisão. Com esta revisão integrativa foi possível concluir que o apoio contínuo da doula propicia o parto normal, diminui a dor do parto, minimiza o uso de anestesias e promove a autonomia da mulher durante o processo do parto. Também foi verificado que a doula apesar de ser acolhida por algumas equipes de saúde, ainda enfrentam resistência pelos profissionais. Por fim, os estudos apontam que sua atuação melhora os resultados obstétricos, neonatais, analgésicos e de satisfação a parturiente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARTICIPAÇÃO DA DOULA NO TRABALHO DE PARTO UMA REVISÃO INTEGRATIVA (1).pdf216,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.