ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1078
Título: Influência do nível de compreensão do paciente frente ao diagnóstico oncológico e cuidados em enfermagem: uma revisão de literatura
Autor(es): DANTAS, Fernanda Thayse de Oliveira
Palavras-chave: Carcinoma in situ
Neoplasia
Educação em saúde
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos e órgãos adjacentes, promovendo metástase. O diagnóstico é sempre traumático e impactante, pelo temor de seu prognóstico e desgaste durante o tratamento. Objetivo: realizar revisão bibliográfica integrativa acerca do nível de orientação e resiliência sobre o câncer em pacientes, explorando as análises da influência do saber na qualidade de vida, as possíveis correlações clínico patológicas e a atuação do enfermeiro. Método: estudo integrativo, do tipo revisão bibliográfica, no qual foram usados métodos de buscas que proporcionaram levantamentos bibliográficos de evidências científicas e artigos indexados no período de 2002 à 2016, localizados por meio dos descritores “carcinoma in situ”, “neoplasia”, e “educação em saúde”. As bases consultadas foram scielo, fiocruz, bvs, lilacs, bireme, researchgate e repositórios das mais variadas universidades. Resultados: foram selecionados 23 artigos, fatores associados à adesão foram: estudos que tratassem sobre o tema disposto, sendo acessíveis e objetivos. Dentre os fatores que levaram à pior adesão, destacam-se os artigos incompletos e os de acesso pago. É perceptível que o fato do enfermeiro compreender a família e auxilia-la no processo de enfrentamento, é algo de extrema importância para que mantenha-se o equilíbrio que facilita a lida com o diagnóstico em suas vidas. Conclusão: o presente estudo evidenciou que o nível de orientação e resiliência sobre o câncer em pacientes pode levar à repercussões em seu tratamento. A partir do disposto, a atuação do profissional de enfermagem é de crucial importância, visto que pode atuar seja frente à família, ao serviço e, principalmente, frente à pessoa que está passando por toda aquela nova realidade de vida.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1078
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdf179,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.