ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1052
Título: Hipertensão e diabetes – análise dos resultados do projeto de assistência farmacêutica nas ações de saúde da Asces-Unita
Autor(es): NEVES, Ana Claudia Florêncio
Palavras-chave: Hipertensão
Diabetes mellitus
Polifarmácia
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Objetivo: Identificar e quantificar as características de pacientes atendidos com hipertensão e Diabetes e suas complicações associadas e polifarmácia (uso de mais de 5 medicações) dos pacientes assistidos no projeto de extensão Assistência Farmacêutica nas ações de saúde do Centro Universitário Tabosa Almeida - Asces-Unita, no período de cinco (5) na cidade de Caruaru-Pernambuco, ressaltando a importância de cuidados e acompanhamento individual e coletivo desses usuários. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo, transversal e descritivo com análise documental, executada entre 2010 a 2015, observando fichas de 1.255 pessoas entrevistadas nas ações de saúde com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, complicações associadas e polifarmácia no município de Caruaru. Resultados: Dos 1255 entrevistados, 18,33% (230) tinham hipertensão e diabetes concomitantemente. Dessa amostra de 230 com HAS e DM 60,0% (138) corresponde ao sexo feminino e a maior parte desses está na faixa etária dos idosos e faz uso de polifarmácia. Esses dados podem ser considerados para a elaboração de estratégias preventivas específicas a esse grupo populacional objetivando ampliar o conhecimento dos indivíduos acometidos com as morbidades, bem como promover o autocuidado.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1052
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO .pdf447,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.