ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1051
Título: Avaliação antimicrobiana e análise toxicológica a partir do extrato bruto seco das folhas e da casca de feijão-bravo (cynophalla hastata (jacq.) J. Presl)
Autor(es): CORDEIRO, Beatriz de Araújo
Palavras-chave: Plantas medicinais
Toxicologia
Hemólise
Testes de sensibilidade microbiana
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: As plantas medicinais são usadas comumente como terapias alternativas às diversas patologias, por serem de fácil acesso e aquisição barata ou por muitas vezes sem custo algum são utilizadas sem parâmetros que assegurem sua segurança e efeito. Na região da caatinga, encontrada principalmente no nordeste brasileiro, há diversas plantas, que apesar de serem usadas desde muitos anos atrás, há poucas pesquisas com as mesmas, uma delas é a cynophalla hastata (jacq.) J. Presl, popularmente conhecida como feijão-bravo, que além de ser usada como forragem para animais, é usada pela população entorno da região, em casos de doenças venéreas, vermes, dor de dente e até picada de cobra, porém nenhum tipo de estudo toxicológico foi realizado. O objetivo deste trabalho foi elucidar informações toxicológicas e microbiológicas sobre o feijão-bravo, onde utilizando o extrato bruto seco tanto das folhas, como da casca, foram realizados testes toxicológicos frente microcrustáceos de artemia salina e verificado sua fragilidade osmótica eritrocitária. Os resultados da determinação da cl50 da planta mostraram que os extratos são atóxicos nas concentrações testadas, o extrato da casca promove considerável hemólise nas células sanguíneas e os extratos das folhas e da casca apresentaram atividades antimicrobianas positivas nas principais bactérias causadoras de infecção hospitalar como staphylococcus aureus, streptococcus agalactie e pseudomonas aeruginosa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1051
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.