ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1044
Título: Determinação do perfil de utilização e custos com antimicrobianos ressaltando a importância do farmacêutico clínico
Autor(es): SILVA, Letícia Amorim da
Palavras-chave: Antimicrobianos
Custos
UTI
Farmacêutico clínico
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Estudos de utilização de antimicrobianos são essenciais para o controle de cepas microbianas resistentes em unidades de terapia intensivas UTI’s de hospitais. Com isso, o objetivo do presente trabalho avaliou a utilização dos mesmos, assim como os custos que produzem, tendo a presença do farmacêutico clínico uma alternativa de diminuição dos gastos com estes medicamentos. Trata-se de um estudo transversal descritivo, avaliando 55 pacientes internados na UTI III de um hospital público na Cidade de Caruaru-PE, utilizando como ferramenta de análise o sistema operacional padrão MV 200. Os resultados expressam uma maior utilização de piperacilina+tazobactam e meropenem, ambos antibióticos com amplo espectro de ação, evidenciando a escolha de terapias por parte dos protocolos do hospital com essa característica. Entretanto, não se observa uma redução de gastos significativos em decorrência de um alto consumo ainda prevalente de antimicrobianos por pacientes de UTI. Infere-se que a ação de um farmacêutico clínico auxiliaria um maior controle dessas prescrições, evitando interações medicamentosas e atendendo às necessidades de cada paciente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1044
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.