ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1042
Título: Uso de medicamentos, drogas e plantas medicinais entre gestantes 1 acompanhadas pelas estratégias de saúde da família do salgado, Caruaru- PE.
Autor(es): PEREIRA, Bianca Mirelly
Palavras-chave: Gestação
Automedicação
Plantas medicinais
Consumo de bebidas alcoólicas
Tabagismo
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: A gestante está submetida a alterações na saúde que muitas vezes requer o uso de medicamentos, ao 53 fazer a prática da automedicação acaba gerando um grande risco para sua saúde e a do feto que 54 carrega, visto que todo medicamento tem suas peculiaridades e seus potenciais riscos, ao mesmo 55 tempo o uso de drogas não medicamentosas e plantas medicinais tem a capacidade de atravessar a 56 barreira placentária e expor o feto a anomalias ou atraso em seu desenvolvimento ou efeitos 57 teratogênicos. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar o uso de medicamentos prescritos e 58 não prescritos, consumo de plantas medicinais, utilização indiscriminada de drogas licitas e drogas 59 não medicamentosas entre gestantes. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem 60 quantitativa, do tipo coorte transversal. Como resultado, constatou-se que algumas mulheres ainda 61 fazem uso de medicamento sem prescrição, consomem drogas não medicamentosas e plantas 62 medicinais com a ideia de que produtos de origem vegetal são isentos de reações adversas e efeitos 63 tóxicos. Com posse dos dados fica evidente que essa população gera um risco à própria saúde e a do 64 feto, devendo o ato da automedicação ser interrompido pela própria gestante e aconselhada sobre os 65 riscos pelos profissionais de saúde.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1042
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final PDF.pdf204,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.