ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1038
Título: O papel do profissional farmacêutico na intervenção do uso indiscriminado de medicamentos
Título(s) alternativo(s): The role of the pharmaceutical professional in the intervention of indiscriminated use of medicines
Autor(es): MARTINS, Liliane Kilma Alves da Silva
Palavras-chave: Uso indevido de medicamentos sob prescrição
Transtornos relacionados ao uso 32 de substâncias
Assistência farmacêutica e atenção farmacêutica
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Esta pesquisa objetivou averiguar a prática do uso indiscriminado de medicamentos no Brasil, a fim 14 de que boas práticas em saúde sejam adotadas, principalmente, mediante a intervenção 15 farmacêutica. Trata-se de uma revisão literária exploratória transversal, através de artigos 16 científicos publicados nas bases de dados Lilacs, Medline e Scielo durante o período de 2000-2016, 17 adotando-se os descritores: “Uso Indevido de Medicamentos sob Prescrição”, “Transtornos 18 Relacionados ao Uso de Substâncias”, “Assistência Farmacêutica” e “Atenção Farmacêutica”, em 19 Português e Inglês. No Brasil, a automedicação é mais expressiva em indivíduos do sexo feminino 20 com mais de 10 anos de idade que residem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país; 21 sendo os analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e antirreumáticos, os medicamentos 22 mais consumidos. A atuação farmacêutica é imprescindível para a adesão do usuário à terapia 23 medicamentosa e diminuição das consequências inerentes à automedicação, inclusive em relação 24 aos medicamentos isentos de prescrição que também necessitam de uma orientação e 25 acompanhamento adequados. A intervenção farmacêutica é crucial para a minimização dos 26 problemas relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos, sobretudo diante de prescrições 27 incoerentes e/ou com possibilidade de interação medicamentosa, assim como no desenvolvimento 28 de atividades socioeducativas; ratificando a contribuição indispensável do profissional farmacêutico 29 como promotor da saúde.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1038
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Automedicação_ACS_ (Texto).pdf261,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.