ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1016
Título: Avaliação colorimétrica de restaurações em resina composta com diferentes tamanhos de partículas inorgânicas e técnicas de polimento de superfície
Autor(es): SILVA, Fernanda Franciellen Faustino
Palavras-chave: Materiais dentários
Restauração dentária permanente
Estética dentária
Colorimetria
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Avaliar a estabilidade de cor de restaurações em resina composta com diferentes tamanhos de partículas inorgânicas e técnicas de polimento. Metodologia/Casuística: Foram selecionados 60 incisivos bovinos, restaurados em resina composta nanohíbrida (Filtek Z250XT, 3M) e nanoparticulada (Filtek Z350XT, 3M). Os grupos foram, então, subdivididos (n=15) para o polimento com pontas diamantadas e discos de lixa. Após termociclagem, os espécimes foram submetidos à ciclagem por imersão em corantes (n=3 para cada grupo resina/polimento) – refrigerante de cola, café, vinho tinto, chá mate, e água (controle) – durante 28 dias. A análise colorimétrica do sistema CIELAB foi realizada antes e após a ciclagem em corantes. Resultados e Conclusão: Houve maior manchamento nos dentes restaurados com Filtek Z250XT, e polidos com pontas diamantadas. Refrigerante de cola provocou as maiores alterações de cor em todos os grupos, todavia sem diferença estatisticamente significante, se comparado ao café e vinho. A variável com maior alteração no CIELAB (>97%) foi ΔL . A principal causa de manchamento para todos os grupos foi alteração de brilho de superfície, comprovando a importância das resinas compostas com partículas inorgânicas menores e polimento arrojado para obter a maior lisura possível. Estudos posteriores são necessários para intensificar a severidade dos desafios térmicos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao final pdf.pdf396,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.