ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1006
Título: Elaboração de plano de recuperação de área degradada por disposição de resíduos sólidos no município de Jaqueira - PE
Autor(es): LIMA, Luana Karoline de
Palavras-chave: Área degradada
Recuperação
Lixão
Data do documento: 20-Jun-2017
Resumo: As áreas degradadas são aquelas sofreram uma perturbação e encontram-se alteradas devido às ações antropogênicas ao meio ambiente. Uma área degradada por disposição final de resíduos urbanos incorretamente tem grande potencial de prejudicar além do ecossistema também à saúde humana. A necessidade de se recuperar uma área que teve tal degradação é certamente um dos maiores desafios da implantação da política nacional de resíduos sólidos, uma vez que foi determinado pela legislação vigente que todos os lixões do país deveriam ser extintos até a data de 02 de agosto de 2014, entretanto os municípios não tiveram suporte técnico e econômico para colocar em prática. O município de Jaqueira que está inserido na mesorregião da mata sul do estado de Pernambuco encontra-se nesta realidade de não ter se adequado a pnrs, e dispõe de descarte final dos resíduos sólidos urbanos uma área de lixão. O presente trabalho trata-se de um plano de recuperação de áreas degradas (prad) da área do antigo lixão do município de Jaqueira – PE teve como objetivo analisar o grau de degradação da área, contaminação do solo e propor medidas de recuperação. Para realizar o prad foi necessário fazer três visitas in loco para diagnosticar a área. Executou-se análises laboratoriais de amostra de solo para determinar presença de metais pesados, através da técnica de espectrômetro de fluorescência de raios-x, determinação de ph pelo manual de análises de solo da embrapa, determinação do teor de matéria orgânica, através da nbr 13.600, e de água, para análises físico-químicas e microbiológicas pelo método alfakit baseado no standard of methods. Os resultados obtidos foram comparados com a legislação vigente. Na amostra de solo constatou-se a presença de metais pesados, o que confirmou a sua contaminação. Para a amostra de água da nascente foi constatada que esta se encontra dentro dos parâmetros de potabilidade de água para consumo humano, por outro lado, a água do brejo encontrou-se com inconformidades. Por fim, com base no diagnóstico da área e a revisão de literatura elaboraram-se as estratégias de recuperação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1006
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFC II (LUANA 20.06.17).pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.