ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1001
Título: Perfil epidemiológico das manifestações bucais em pacientes atendidos no ceo de estomatologia da Asces-Unita, no período de 2005 a 2015
Autor(es): PESSOA, Gabriel Silva
Palavras-chave: Diagnóstico
Lesão
Estomatologia
Mucosa oral
Patologia bucal
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O objetivo desse estudo foi determinar o perfil epidemiológico de manifestações bucais, diagnóstico, tratamento e proservação de casos referentes aos pacientes atendidos no CEO de estomatologia do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA, nos anos de 2005 a 2015. Foi realizada análise de 242 prontuários de pacientes que apresentaram algum tipo de lesão bucal neste período, os dados encontrados foram classificados por tipo de lesão, sexo, faixa etária, região anatômica, escolaridade e renda. Os resultados mostraram que 97,20% das lesões eram benignas e 2,80% malignas, sendo as mais prevalentes: hiperplasia fibrosa, mucocele, estomatite protética, DTM, queilite actinica, carcinoma espinocelular e epidermóide. Foi verificado uma maior quantidade de lesões em pacientes do sexo feminino, sendo o acometimento nas mais variadas faixas etárias (3 meses a 90 anos); em média os pacientes apresentavam ensino fundamental incompleto e renda familiar de um salário mínimo. Conclui-se que, as lesões prevalecem no sexo feminino e nas faixas etárias entre 30 e 40 anos, na região de palato, ATM, língua e lábio inferior. Embora os agentes carcinogênicos participem no desenvolvimento de lesões, não há algum tipo de registro nos prontuários analisados, o que sugere uma melhor atenção nesse requisito.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1001
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versão Final.pdf367,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.