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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIEIRA, Alberto José Oliveira-
dc.contributor.authorFILHO, Claudionor Antônio Barbosa Julião-
dc.contributor.authorMENEZES, Valdenice Aparecida de-
dc.date.accessioned2015-12-16T18:34:02Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationMenezes, VApt_BR
dc.identifier.issn14134012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/61-
dc.descriptionObjetivo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre os princípios ergonômicos aplicados à prática clínica e de investigar sintomas associados às doenças ocupacionais. Materiais e método: tratou-se de um estudo transversal censitário, no qual foram entrevistados 164 estudantes do 3º ao 9º período do curso de Odontologia de uma universidade do município de Caruaru-PE. Foram aplicados dois questionários: um, com perguntas relativas às características sociodemográficas, conhecimentos sobre ergonomia, doenças ocupacionais na Odontologia e medidas preventivas; e o outro, o Nordic musculoskeletal questionnaire, para mensuração de sintomas osteomusculares. Para análise estatística foi usado o teste de correlação de Pearson ou o Exato de Fisher (p<0,05). Resultados: a maioria dos pesquisados, 87,2%, soube expressar parcialmente o conceito de ergonomia, exemplificou como principais doenças ocupacionais os distúrbios osteomusculares, 54,3%, bem como destacou realizar medidas preventivas “às vezes” (45,7%), sendo os alongamentos a principal prá- tica em 53% dos casos. O local mais acometido por sintomas osteomusculares foi a parte superior das costas em 46,3% das ocorrências. Houve diferença estatística entre os períodos dos estudantes (3º, 5º, 70 e 9º) para as variáveis: definição de ergonomia, frequência de uso de medidas preventivas, principais doenças ocupacionais e localização anatômica da dor (p<0,05). Houve tendência de pior desempenho e maiores frequências de distúrbios osteomusculares nos acadêmicos dos períodos finais do curso. Conclusões: o conhecimento dos estudantes foi insatisfatório e as regiões mais acometidas por sintomas associados às doenças ocupacionais foram: a parte superior e a inferior das costas e do pescoço. Procedimentos normativos devem ser adotados com o intuito de prevenir as doenças ocupacionais no ambiente acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to evaluate the knowledge of Dentistry students on ergonomic principles applied to clinical practice, and to investigate symptoms associated with occupational diseases. Materials and Method: it was a cross-sectional census study, in which 164 students from the 3rd to the 9th school period of the Dentistry course at a University in the city of Caruaru, PE, Brazil, were interviewed. Two questionnaires were applied: one with questions pertaining to sociodemographic characteristics, knowledge about ergonomics, occupational diseases in Dentistry, and preventive measures; and the Nordic Musculoskeletal Questionnaire for measurement of musculoskeletal symptoms. Statistical analysis was performed using the Pearson’s correlation test or Fisher’s Exact test (p<0.05). Results: most of the respondents (87.2%) partially knew the concept of ergonomics, cited musculoskeletal disorders as the main occupational disorders (54.3%), and emphasized performing preventive measures “sometimes” (45.7%), considering stretching the most cited practice (53.0%). The most frequently affected site of musculoskeletal symptoms was the upper back (46.3%). There was statistical difference between the school periods of the students (3rd, 5th, 7th, and 9th) for the variables: definition of ergonomics, frequency of use of preventive measures, main occupational diseases, and anatomical site of pain (p <0.05). There was a trend for worse performance and higher frequency of musculoskeletal disorders in students from the final periods of the academic course. Conclusions: the knowledge of students was unsatisfactory and regions most affected by symptoms associated with occupational diseases were upper and lower back and neck. Normative procedures must be followed in order to prevent occupational diseases in the academic environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Faculdade de Odontologia - UPFpt_BR
dc.subjectEngenharia humanapt_BR
dc.subjectDoenças ocupacionaispt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologiapt_BR
dc.titleConhecimento de ergonomia e desordens osteomusculares entre estudantes de Odontologiapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of ergonomics and musculoskeletal disorders among dental studentspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.embargo.termsrestritopt_BR
dc.embargo.lift10000-01-01-
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