Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, José Thiago de Mélo | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T18:44:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/515 | - |
dc.description | O presente trabalho busca compreender como a posse dos capitais cultural, social e econômico à luz dos conceitos do sociólogo francês pierre bourdieu, podem influenciar nos resultados educacionais. A educação tem papel fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, com isso, busca-se entender tais conceitos a fim de ter o embasamento teórico necessário. Buscou-se entender o processo educacional Brasileiro, as relações entre educador e educando. Faz-se uma análise do sistema educacional Brasileiro, discutindo as funções do estado, as atribuições estabelecidas pelos instrumentos normativos legais para cada ente da federação. Foram apresentados alguns conceitos de indicadores e suas implicações como ferramentas de gestão. Em seguida, observou-se os principais indicadores utilizados pelo sistema educacional brasileiro e foi realizada uma discussão sobre os problemas destes para a percepção dos capitais no contexto educacional. Para tal, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, selecionando e interpretando dados. Com isso, conclui-se que os indicadores como ferramentas de gestão são extremamente importantes, porém, a sua utilização no contexto educacional deixa de levar em consideração aspectos culturais que afetam o bom desempenho do aluno nos resultados obtidos. Sugere-se que os indicadores continuem a ser utilizados, mas numa perspectiva diferente, que possibilite a participação de todos os atores envolvidos na realidade escolar dos indivíduos e que possibilitem uma visão e interação da realidade local. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.title | O que os indicadores educacionais não medem: a influência da posse de diferentes tipos de capitais na educação no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2017-03-31T18:44:45Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Thiago (Thiago de Melo).pdf | 745,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.