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Título: A atuação da ouvidoria-geral da união como mecanismo de controle social
Autor(es): BRITO JÚNIOR, Paulo Dimas
Palavras-chave: OGU
Controle social
Ouvidoria
Atendimento
Cidadão
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o funcionamento da ouvidoria-geral da união (ogu) a partir do atendimento das demandas da população para saber se a instituição possui, de fato, uma estrutura capaz de consolidá-la como mecanismo de controle social. Para tanto, houve a necessidade de uma abordagem qualitativa na pesquisa e no tratamento dos dados. No caso deste estudo, a proposta consistiu em analisar os relatórios de atividades da ouvidoria no período de 2010 a 2015 a fim de entender sua atuação com vistas ao recebimento e tratamento das manifestações do cidadão e à contribuição deste órgão para a qualidade da gestão pública. Antes disso, contudo, foi preciso resgatar, através de revisão bibliográfica, assuntos que giram em torno do tema pesquisado, tais como a evolução da administração pública brasileira e dos seus modelos de gestão, o controle social e as ouvidorias públicas. Desse modo, pôde-se concluir que a ogu, apesar de vinculada à estrutura da controladoria-geral da união e apresentar alguns problemas como a falta de padronização de indicadores, tem cumprido o seu papel de ser a ponte entre a sociedade e o estado, ao tratar as manifestações da população com seriedade, criando e aperfeiçoando seus canais de comunicação, e cobrar da administração uma resposta em tempo hábil.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/513
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