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Título: Recrutamento e seleção: uma análise dos limites e potencialidades desses processos como diferenciais competitivos nas organizações modernas.
Autor(es): Noemi Quézia Gabriel Ramos, FELIX
Palavras-chave: Recrutamento e seleção
Diferencial competitivo
Gestão por competências
Capital humano
Data do documento: 6-Set-2023
Resumo: Diante de um mundo globalizado, as empresas precisam lidar de forma mais constante e rápida com mudanças, adaptações, resolução de problemas e incertezas para alcance dos seus objetivos. Diferentes autores afirmam que a capacidade de lidar com essas variáveis depende diretamente das competências do time de colaboradores, pois são as pessoas que possuem a capacidade de receber informações, analisá-las, interpretá-las, gerar soluções e tomar decisões. Por essa razão, as competências são consideradas como uma vantagem competitiva para as organizações, pois o desempenho das organizações está diretamente associado ao desempenho humano com base nas competências que possuem e que podem ser desenvolvidas para o alcance dos objetivos organizacionais. Essa revisão sistemática da literatura objetivou analisar os aspectos e a importância dos processos de recrutamento e seleção como ferramenta capaz de agregar diferencial competitivo às organizações modernas por meio da seleção de pessoas levando em consideração as competências dos candidatos em comparação com as competências requeridas pela organização. Foram analisados estudos na base de dados do google acadêmico, publicados entre 2013 e 2023, resultando em 17 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão determinados na metodologia do trabalho. Os resultados elencados apontam para a importância da gestão por competência e gestão do conhecimento na busca pela vantagem competitiva e a importância de utilizá-las no processo de recrutamento e seleção para obter competências alinhadas aos objetivos organizacionais e à sua cultura, missão e valores, treinando e desenvolvendo as competências ao longo do ciclo de vida do colaborador na empresa, para se manter estratégica no mercado.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3630
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