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Título: Administração sem papel: uma análise sobre a digitalização de documentos na administração pública
Autor(es): SILVA, José Guilherme de Siqueira
SILVA, José Welliton da
Palavras-chave: Administração pública
Administração sem papel
Desburocratização
Digitalização
Data do documento: 2-Dez-2019
Abstract: This article aims to provide a discussion about the administrative model called paperless administration, connecting it to public management. The research question is to understand if such model is adequate / viable for the various instances of public administration found in Brazil, according to the authors of the area. This is a literature review study, supported by a documentary analysis. Bureaucracy in administrative processes at the three levels (municipal, state and federal) is one of the biggest challenges for their efficiency. With a focus on better meeting society's needs, state agents and their collaborators have been improving administrative practices over time. Old-fashioned manual processes make life difficult for employees and citizens, making administrative acts costly to the government. In the quest to solve the bureaucracy dysfunctions (inefficiency), the management model was consolidated by the changes resulting from organizational structures, the reduction of the state machine, the
Resumo: O presente artigo pretende proporcionar uma discussão sobre o modelo administrativo chamado de administração sem papel, na tentativa de melhor atender toda à população, conectando-o à gestão pública. A pesquisa busca averiguar se tal modelo é adequado/viável para as diversas esferas da administração pública no Brasil, segundo estudiosos da área. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, com suporte de uma análise documental. A elevada burocracia nos processos administrativos dos três níveis (municipal, estadual e federal) é um dos maiores desafios para a sua eficiência. Com o foco em atender melhor às necessidades da sociedade, os agentes do Estado e seus colaboradores vêm aperfeiçoando as práticas administrativas ao longo do tempo. Os antiquados processos manuais dificultam a vida dos funcionários e dos cidadãos, fazendo com que os atos administrativos gerem custos extras para o governo. Na busca por resolver as disfunções do Estado burocrata (ineficiência) fez com que o modelo gerencial viesse se consolidando pelas mudanças decorrentes nas estruturas organizacionais, redução da máquina estatal, necessidade de redução de custos, tendência de descentralização dos serviços públicos, implementação de agências reguladoras, busca pela padronização dos processos para otimização de tempo e recursos, etc. O modelo de administração sem papel parece vir ao encontro dessa realidade que busca a eficiência, os resultados e a velocidade. Resta saber se a administração pública está preparada para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2541
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