ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2528
Título: A importância da previsão de demanda nos processos de decisão estratégica empresarial: um estudo de caso em uma empresa de confecção em Caruaru-PE
Autor(es): SALES, Raul Nícolas Bispo
FERREIRA, Thaís Renata de Oliveira
SOARES, Thayanne Freire
Palavras-chave: Previsão de demanda
Decisões estratégicas
Técnica de regressão linear e correlação
Data do documento: 9-Dez-2019
Abstract: Every company that wants to make long-term progress needs to have elaborate planning, as well as whether demand It also conforms to what was previously defined. In an increasingly competitive marketplace, they need to look for differentials that enable them to make decisions faster and more efficiently so that they can predict in advance how they would behave in possible future scenarios. This paper presents a case study on the importance and influence of demand forecasting on business strategies, which serves as a guide for decision making and the allocation of productive resources. It was carried out at Saga Confecções, located in the city of Caruaru - PE, in order to select a demand forecasting model that best suits the company and apply it to the main products. The data was collected by the Gera 3 software system, which contains the company's sales history database. Through the analysis of data provided by the company, a quantitative demand forecasting method, called Linear Regression and Correlation Technique, was selected, which is based on the analysis of linear market behavior, taking into account its increasing or decreasing trends. Consequently, through the results found, comparisons were made between current demand, actual and demand with the application of the chosen forecasting method.. Where the selected model was considered satisfactory, as it presented low percentage errors and can be used as a demand forecasting tool for the other products of the company.
Resumo: Toda empresa que queira progredir no longo prazo precisa ter um planejamento elaborado, bem como se a previsão de demanda também está de acordo com o que foi previamente definido. Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que as busquem por diferenciais que as permitam tomar decisões de maneira mais rápida e eficiente, de forma que ela consiga prever antecipadamente como se comportaria a possíveis cenários futuros. O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a importância e influência da previsão de demanda sobre as estratégias empresariais, servido como norte para tomada de decisões e alocação dos recursos produtivos. Foi realizado na empresa Saga confecções, localizada na cidade de Caruaru – PE, com o objetivo de selecionar um modelo de previsão da demanda que melhor se adequasse a empresa e aplica-lo nos principais produtos. Os dados foram coletados pelo sistema de software Gera 3, que contém o banco de dados do histórico de vendas da empresa. Através da análise de dados fornecidos pela empresa, foi selecionado um método de previsão de demanda quantitativo, denominado Técnica de Regressão Linear e Correlação, que é baseado na análise do comportamento de mercado linear, levando em consideração suas tendências crescentes ou decrescentes. Consequentemente, através dos resultados encontrados foram feitos comparativos entre a demanda atual, real e a demanda com aplicação do método de previsão escolhido. Onde o modelo selecionado foi considerado satisfatório, pois apresentou baixos erros percentuais e podem ser usados como ferramenta de previsão de demanda para os demais produtos da empresa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2528
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC IMPRIMIR 16-11 pdf.pdf704,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.