ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1727
Título: Estudo dos impactos do consumo responsável entre professores da Asces-Unita
Autor(es): VIANA, Erivânio Lima
SILVA, Jarbson José da
FERREIRA, Neumary Tomaz Silva
Palavras-chave: Consumo responsável
Professores Asces-Unita
Consumo responsável moral
Problemas ambientais
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O consumo responsável é uma alternativa para a construção de uma sociedade sadia e que viva em um ambiente preservado. Sendo assim, o ato de consumir com responsabilidade pode ser identificado a partir da redução da compra de produtos que causam prejuízos ao meio ambiente. O objetivo deste estudo é identificar como determinadas características socioculturais e ambientais influenciam na produção, em maior ou menor grau, do Consumo Responsável entre os professores da Asces-Unita. O consumo responsável além de considerar a necessidade da sustentabilidade ambiental e uma conduta social ética, propõe uma responsabilidade socioambiental evidenciada na tomada de decisão do consumidor, ou seja, na ação de fato. Para tanto foram questionados 25 professores universitários Asces-Unita, cujos resultados foram tratados por métodos estatísticos. Os resultados indicam haver uma influência positiva da consciência socioambiental nas atitudes em relação ao consumo responsável. Essa pesquisa vira contribuir com a análise do perfil dos colaboradores vinculados a educação superior e a sua relação com a sustentabilidade através da variável Consumo Responsável. A existência de correlações positivas de valores morais, hipercultura, personalidade, decisão e atitude sobre o consumo e nível de informação sobre os problemas socioambientais. Sabe-se que os problemas ambientais afetam de forma significativa a situação das classes que vivem em vulnerabilidade social. Portanto, não há como mensurar desenvolvimento sustentável sem levar em consideração as esferas ambientais, sociais e econômicas e como consequência o consumo. Por fim, entende-se por consumidor responsável como sendo aquele que no ato da compra consegue não apenas pensar em si, mas assume o seu papel de protagonista para uma transformação dos atuais padrões de consumo e construção de um novo tipo de relação social, pautados na busca da sustentabilidade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1727
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Consumo atualizado- CONCLUÍDO.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.