ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/78
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Risonete-
dc.date.accessioned2016-02-23T21:58:28Z-
dc.date.available2016-03-09T23:25:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2447-1399-
dc.identifier.urihttp://www.asces.edu.br/revistas2015/revistacidadaniadh/index.php/revistacidadaniadh/article/view/5-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/78-
dc.descriptionEste artigo parte das experiências desenvolvidas no PIBID diversidade na Universidade Federal de Pernambuco. Os povos envolvidos neste trabalho são: Povo Pankará, Pipipã, Pankararu e o Povo Entre Serras. Para compreender a defesa dos povos indígenas pernambucanos acima identificados tentamos verificar como esses povos desenvolvem a estrutura e a organização de suas escolas para que desenvolvam um currículo intercultural e como esta vivência curricular possibilita a realização de uma educação escolar indígena específica e diferenciada, para esses sujeitos que não foram historicamente considerados sujeitos de direitos. Trabalhamos com o pensamento de Paulo Freire, a partir da categoria “Direito de ser mais”, princípio que relaciona o teórico em nossa perspectiva, da Educação em direitos Humanos. Esta pesquisa é de caráter documental, com abordagem qualitativa. Como resultados iniciais observamos nas comunidades uma relação direta entre a organização social de cada povo e a organização das escolas. Os dados evidenciam também que os povos buscam adaptar nas aldeias uma proposta educacional que valorize sua cultura, mesmo que o Estado não reconheça seu currículo intercultural. Em relação as pessoas com deficiência ainda temos certa dificuldade de identificar, nomear e lidar com as pessoas com deficiência nas aldeias.pt_BR
dc.description.abstract: This article of the experiments carried out PIBID diversity at the Federal University of Pernambuco. The people involved in this work are: Pankará People, Pipipã, Pankararu and the People Between Mountains. To understand the defense of the above identified Pernambuco indigenous people we try to see how these people develop the structure and organization of their schools to develop an intercultural curriculum and how this course experience allows the realization of a specific and differentiated indigenous education, for these subjects that they have not historically considered subjects of rights. We work with the thought of Paulo Freire, from the category "Right to be more" principle that relates to our theoretical perspective, the Human Rights Education. This research is of documentary character with a qualitative approach. As initial results observed in communities a direct relationship between the social organization of every people and the organization of schools. The data also show that people seek to adapt the villages an educational proposal that values its culture, even if the state does not recognize their intercultural curriculum. Regarding persons with disabilities still have some difficulty in identifying, naming and dealing with people with disabilities in the villages.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade Ascespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Cidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectPIBID Diversidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA UFPE – A EXPERIÊNCIA DO PIBID DIVERSIDADE, OLHANDO A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIApt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:V. 1, N. 1 (2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA.pdf341,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.