Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/65
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARROS, Layssa Verissimo | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-17T14:54:23Z | - |
dc.date.available | 2016-03-09T23:25:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/65 | - |
dc.description | Este trabalho intenta refletir sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Serviço Social. Toma-se como objeto empírico o Curso de Serviço Social da Faculdade ASCES, destacando nesse processo a formação profissional e relação teoria-prática. A pesquisa busca responder a seguinte questão: Quais os desafios postos à formação em Serviço Social e as dificuldades na consolidação da Política Nacional de Estágio em Serviço Social em Caruaru? Tem como objetivo central compreender os desafios da formação em Serviço Social e a dificuldade na consolidação da Política Nacional de Estágio em Serviço Social em Caruaru. Destarte, busca identificar a dinâmica regional da formação em Serviço Social, analisar a PNE em Serviço Social, a Política Nacional de Educação e as a Leis que dispõe sobre estágio de estudantes, bem como se analisa os projetos de intervenção e os relatórios de estágio das estagiárias das turmas concluintes em 2013.2 e 2014.2 da Faculdade ASCES. Buscando dar conta dos objetivos propostos, a pesquisa está alicerçada em dois eixos de investigação: teórico e empírico. Os sujeitos da pesquisa foram 24 estagiários do referido curso. Compreendeu-se que é no campo de Estágio que o educando passa a ter contato maior com a prática e passa a vivenciar a dimensão investigativa e interventiva, lidando também com outros profissionais da área. Observa-se que os desafios postos à formação em Serviço Social são muitos, como, por exemplo, a lógica capitalista. A consolidação da Política Nacional de Estágio é um processo que exige o envolvimento de todos os sujeitos participantes, de forma que o Estágio em Serviço Social cumpra o objetivo de capacitar os/as estagiários/as para torna-los aptos a realizar as práticas observadas em campo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This project intends to reflect about Social Service‟s Supervised Academic Traineeship. It is taken as empirical object the Social Service course of ASCES College, highlighting in this process the professional education and the relation between theory and practice. The research seeks to answer the following question: What are the challenges faced in the professional education in Social Service and the difficulties in the roll out of the Traineeship National Politics in Caruaru? Its core purpose is to comprehend the challenges in the professional education in Social Service and the difficulty in the roll out of the Traineeship National Politics in Caruaru. Therefore, it seeks to identify the regional dynamics of the professional education in Social Service, analyze the TNP in Social Service, the Traineeship National Politics and the statutes that organize the traineeship for students, as well as analyze the intervention projects and the trainees‟ traineeship reports of the senior classes of 2013.2 e 2014.2 of ASCES College. In order to handle the proposed goals, the research is based on two investigation parameters: theoretical and empirical. The survey‟s population were 24 trainees of the referred course. It was understood that it is in the traineeship field where the students are able to have a bigger contact with the practice and experience the investigative and interventive dimensions, also dealing with other professionals of the area. It is observed that the challenges in the professional education of the social workers are many, and the Traineeship National Politics consolidation is a process which demands the involvement of all the participants so that the traineeship in Social Service fulfill the goal of prepare the trainees to make them capable of executing the techniques observed in practice | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação em Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional de Estágio | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado em Serviço Social e formação profissional: uma reflexão da articulação teoria e prática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Layssa Verissimo Barros.pdf | 915,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.