ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/536
Título: Disfunções sexuais em puérperas atendidas nas unidades básicas de saúde do município de Caruaru- PE
Autor(es): SILVA, Clislaine Pereira da
Palavras-chave: Disfunção sexual
Puerpério
Qualidade de vida
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Avaliar a prevalência de disfunções sexuais em puérperas. Métodos: trata-se de um estudo de corte transversal descritivo que foi realizado nas unidades básicas de saúde da cidade de Caruaru- PE. Para coleta de dados foi aplicado o questionário socioeconômico, questionário sf 36 e o questionário fsfi. Resultados: as puérperas tinham idade média de 25,05 anos com predomínio da raça branca e casadas. A principal sintomatologia relata pelas puérperas foi a incontinência urinária de urgência, evidenciando impacto na qualidade de vida, associado a isso na avaliação da função sexual através do questionário fsfi, foi observado uma maior prevalência de disfunção sexual com relação a satisfação sexual com média de 4,0 afetando a saúde física e mental não somente das mulheres que sofrem as disfunções mas também de seus parceiros. Ao analisar os domínios do sf 36 observou-se prevalência maior no domínio limitações emocionais (67,4%). Conclusão: conclui-se que existe um alto índice de disfunções sexuais no período puerperal que limitam a vivência Prazerosa da sexualidade feminina, sendo a função sexual adequada considerada um determinante importante de satisfação e qualidade de vida. O conhecimento sobre disfunções que podem ocorrer nesse período é necessário para a realização de um direcionamento precoce de ações no processo assistencial.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/536
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO--Disfunções Sexuias em Puerperas Atendidas Nas UBS'S do Município de Caruaru-PE.pdf221,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.