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dc.contributor.authorAMORIM, Iris Fernanda Ivone de Medeiros-
dc.contributor.authorMOURA, Lizandra Eveline da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-31T17:48:35Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/530-
dc.descriptionEstresse é o estado gerado por estímulos que provocam excitação emocional e ao perturbar a homeostasia, produzem distúrbios fisiológicos e psicológicos. Os acadêmicos são expostos a diversos estressores, por isso é relevante atentar para a saúde destes, utilizando intervenções efetivas na redução dos sintomas do estresse, pois isso influencia seu desempenho nas práticas clínicas. O presente estudo objetivou avaliar os efeitos da auriculoterapia na redução do estresse em acadêmicos do curso de fisioterapia de uma instituição privada. Trata-se de um estudo caracterizado como um desenho quase-experimental antes e depois, analítico, longitudinal e intervencionista. A amostra foi composta por 20 estudantes em estágio curricular, do 5º ao 8º período do curso de fisioterapia da asces-unita. Os participantes responderam um questionário destinado à identificação do perfil socioeconômico e hábitos de vida e o segundo questionário, o inventário de sintomas de stress para adultos de lipp (issl), para identificar a sintomatologia estressora. Após isso, foram agrupados em 4 níveis de estresse e dentro de cada nível foram alocados em grupo placebo (gp) e grupo experimental (ge). No questionário issl foi analisado a distribuição do nível de estresse entre os alunos e observou-se que a maioria se encontrava na fase de resistência (68%) e 24% na fase de exaustão. Através desse estudo foi possível observar níveis significativos de estresse nos acadêmicos de fisioterapia da asces-unita. Após a intervenção com a técnica de auriculoterapia, houve uma diminuição nos sintomas do estresse.pt_BR
dc.description.abstractStress is the state generated by stimuli that cause emotional arousal and disturb homeostasis, producing physiological and psychological disorders. Academics are exposed to various stressful factors, so it is important to pay attention to their health, using effective interventions to reduce the symptoms of stress, as this influences their performance in clinical practice. The present study objectified evaluates the effects of auriculotherapy in reducing stress in academics from a private institution Physiotherapy course. This study is characterized as almost-experimental design before and after, analytical character, longitudinal and interventionist. The participants were 20 academics from the 5th to the 8th period of ASCES UNITA’ Physiotherapy course. Participants answered one questionnaire for the identification of socio-economic profile and lifestyle and the second questionnaire was the Inventory of Stress Symptoms for Adults Lipp (ISSL) to identify stress symptoms. The participants were grouped into one of four levels of stress and within each level were placed in a placebo group (GP) and experimental group (EG). In the ISSL questionnaire was analyzed the distribution of the stress level among students and the vast majority was allocated to the resistance phase (68%) and 24% in the exhaust phase. After the intervention it was noted regression of the stress symptoms.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEstresse fisiológicopt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectAuriculoterapiapt_BR
dc.titleEfeitos da auriculoterapia na redução do estresse em acadêmicos do curso de fisioterapia de uma instituição privadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.terms1095pt_BR
dc.embargo.lift2020-03-30T17:48:35Z-
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