ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Érica Jacira de Araújo-
dc.contributor.authorMOURA, Inaldo Cristiano da Silva-
dc.contributor.authorALMEIDA, Mislene Florêncio de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Viviane Maria Moraes de-
dc.date.accessioned2016-09-10T12:48:32Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/361-
dc.descriptionOs temas transversais são considerados como os grandes temas apresentados pela sociedade. São eles: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, orientação sexual e saúde. A linguagem da dança é uma área privilegiada para que possamos trabalhar discutir e problematizar os temas transversais. Objetivo desse estudo foi identificar se os professores de Educação Física contemplam os temas transversais em suas aulas e de que maneira isso acontece dentro do conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Metodologicamente, optamos pela pesquisa de natureza transversal de campo na qual recorremos a um questionário com 10 perguntas abertas em 12 escolas da rede municipal de Caruaru-PE com 27 professores de Educação Física, foi feita uma análise interpretativa dos discursos dos docentes atuantes nas escolas. O professor de Educação Física, assim como dos demais componentes curriculares, deve estar sempre preparado para coibir a prática de atividades e atitudes discriminatórias e excludentes, no momento da sua ocorrência, através do diálogo. Os resultados indicaram que os professores consideram importante trabalhar os temas transversais não só na aula de dança, mas em outras disciplinas, quando necessário ressaltando a valorização do ser cidadão. Em seus relatos os professores atribuem importância ao diálogo sobre os temas transversais no gênero, preconceito, consumo, saúde, trabalho, propondo educar para autonomia. Consideramos que a dança nas aulas de Educação Física apresenta um campo rico de possibilidades para promover atividades de superação dos preconceitos e limites impostos historicamente às questões de gênero, trabalho, consumo e saúde. Os professores reconheceram a importância dos temas transversais para formação do aluno, possibilitando desenvolver estratégias de ensino para trabalhar o conteúdo dança e os temas transversais nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThe cross-cutting themes are considered as the major themes presented by the company. They are: ethics, cultural plurality, environment, labor and consumption, sexual orientation and health. The language of dance is a prime area for us to work to discuss and discuss cross-cutting issues. Objective of this study was to identify whether physical education teachers include the cross-cutting themes in their classes and how this happens within the content dance in physical education classes. Methodologically, we chose the transversal research field in which we resort to a questionnaire with 10 questions open in 12 municipal schools of Caruaru-PE 27 Physical Education teachers, an interpretative analysis of the speeches of acting teachers in schools was made. Professor of Physical Education, as well as other curriculum components should always be prepared to curb the practice of activities and discriminatory and exclusionary attitudes at the time of its occurrence through dialogue. The results indicated that teachers consider important to work cross-cutting issues not only in dance class, but in other disciplines as necessary highlighting the appreciation of the citizen. In his teachers reported attach importance to dialogue on cross-cutting issues of gender, prejudice, consumption, health, work, education for proposing autonomy. We believe that dance in physical education classes presents a rich field of possibilities to promote activities overcome the prejudices and limitations historically imposed on gender, labor, consumer and health. The teachers recognized the importance of cross-cutting themes for student education, allowing develop teaching strategies to work content dance and cross-cutting issues in physical education classes. Key Words: Dance. Physical Education. Cultural Plurality. Genre. Autonomy. Introduçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPluralidade culturalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleA dança nas aulas de educação física: trabalhando com os temas transversais no ensino fundamental da rede pública municipal de Caruaru-PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-11T12:48:32Z-
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física – Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL 09 .06.pdf345,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.