ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3348
Título: Avaliação dos dentifrícios abrasivos como potencializadores da erosão dentária em adolescentes da capital do agreste pernambucano
Autor(es): WANDERLEY, Letícia Stephanie Pereira de Arruda
SILVA, Emanuela Maria Barbosa da
MELO, Lara Beatriz Feitosa Costa de
PEDROSA, Bruna Rafaela Vieira
Palavras-chave: Erosão dentária
Adolescentes
Dentifrícios
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Investigar a associação entre erosão e abrasão por ação de dentifrícios em uma população adolescente. Material e métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional em adolescentes de 10 a 19 anos, de uma escola pública da Capital do Agreste Pernambucano. Os participantes responderam um questionário para coleta de dados sociodemográficos e de hábitos de higiene oral e, em seguida, foram submetidos ao exame básico de desgaste erosivo. Resultados: Foram examinados 98 voluntários, com idades variando entre 14 e 19 anos, dos quais 26,5% apresentaram baixo grau de desgaste. Observou-se significância estatística quanto à frequência de escovação dentária, sendo esta inversamente proporcional à idade dos entrevistados. Não se observou significância estatística quando correlacionado o desgaste dentário com o tipo de dentifrício usado. Conclusão: O presente estudo identificou a presença de baixo grau de erosão dentária em 26 voluntários, não havendo associação significativa entre a erosão dentária e os cuidados com higiene bucal dos adolescentes. Ressalta-se a necessidade de adoção de estratégias de educação da população jovem quanto às medidas de prevenção da erosão dentária.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3348
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC.pdf373,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.