ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3245
Título: Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas da rede de atenção básica de um município pernambucano frente às emergências médicas: estudo quantitativo
Autor(es): SILVA, Gabriela Vanessa da
RODRIGUES, Gabrielle Helena Monte
MONTEIRO, Júlio Maciel
LEAL, Rossana Barbosa
SABOIA, Rafael de Sousa Carvalho
Palavras-chave: Emergências
Odontologia
Primeiros socorros
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Na odontologia as situações emergenciais são raras, porém, podem acontecer e exige do profissional conhecimento para atuar de forma correta. A Lei n° 5.081/66, responsável por regular o exercício da Odontologia no país, prevê que o CD deve estar preparado para reconhecer e instituir medidas de pronto atendimento em situações de emergências. A pesquisa tem como finalidade avaliar o conhecimento de CDs de um município, atuantes na atenção básica através do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre as ocorrências emergenciais durante o atendimento no consultório odontológico. A amostra foi coletada através de um questionário e contou com a participação de 53 profissionais. Dentre os resultados obtidos, a maioria (83,3%) respondeu que durante a graduação teve acesso aos conhecimentos de primeiros socorros, mas apenas 11,1% afirmaram ter sido suficiente; pouco mais da metade (53,7%) respondeu que saberia utilizar/ou administrar medicamentos de primeiros socorros; e 70,4% afirmaram que não tinham acesso a esses medicamentos. Dessa forma, é de suma importância que instituições de ensino e órgãos públicos invistam na formação e especialização desses profissionais na área de primeiros socorros.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3245
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc final para envio f.pdf216,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.