Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MAURÍCIO, Elton Ewerton de Araújo | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Pedro Túlio dos Santos da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Victor Cristiano Barros dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T12:58:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3209 | - |
dc.description | Sabemos que nem todas as escolas têm a estrutura ideal para atender as necessidades dos alunos e nem recursos materiais suficientes para as aulas de Educação Física, por esse motivo surgiu este artigo com o intuito de abrir novos horizontes para os professores driblarem esses problemas. A pesquisa tem como objetivo apontar a importância da construção de materiais alternativos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como pergunta norteadora: de que forma a construção de materiais alternativos aplicados nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental podem auxiliar no processo de aprendizagem dessas crianças? A pesquisa é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa desenvolvida através da análise de artigos que abordassem a construção de materiais alternativos, ludicidade, ausência de materiais nas aulas de Educação Física e brincadeira/brinquedo considerando as publicações a partir de 2007 a 2019. Os resultados encontrados através dos sete estudos mostraram que existe uma necessidade de construção dos materiais alternativos quando não existem os materiais pedagógicos adequados para as aulas práticas desta disciplina nas escolas, assim, sua construção auxiliaria no ensino do conteúdo e junto a isso seria possível trabalhar a autonomia, a ludicidade e criatividade nos alunos nesta confecção para suas aulas, além de ensiná-los a cuidar e zelar pelo que constroem. Espera-se que esta pesquisa venha a contribuir na prática pedagógica do professor de Educação Física, no sentido de mostrar a imprescindibilidade com o uso da inovação e criatividade, como também não negligenciar a ministração dos conteúdos curriculares por falta desses materiais que podem ser confeccionados nas próprias aulas juntamente com os alunos, legitimando assim a qualidade nas práticas de Educação Física. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Materiais alternativos | pt_BR |
dc.subject | Ausência de material | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.title | A construção de materiais alternativos nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2022-03-30T12:58:28Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO FINAL 10.06.pdf | 181,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.