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dc.contributor.authorLino, Glaucya Maria Lopes-
dc.date.accessioned2022-03-29T12:17:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3196-
dc.descriptionEsta pesquisa trata da questão da Educação para a Paz em uma escola localizada em área de risco. A crescente dificuldade no enfrentamento da violência escolar (DUSI, 2006) foi o problema que motivou esta pesquisa. Partimos da hipótese de que é possível educar para a Paz, desde que se contribua para a formação ética a partir da vivência das virtudes aristotélicas. A filosofia de MacIntyre (2001) é um dos fundamentos teóricos da formação ética nesta pesquisa. A Educação para a Paz tem no pensamento de Lubich (1920-2008) suas bases teóricas e está inserida no contexto da aprendizagem Ética (SUCUPIRA LINS, 2003). Os objetivos são: 1. buscar propostas de ações e subsídios que colaborem para minimizar a violência a partir da Educação para Paz e 2. analisar o grau de eficácia de um programa de Educação para a Paz em relação às virtudes Amizade e Justiça, assim como sua abordagem em situação de risco. Foi utilizada a metodologia de Pesquisa-ação com maior comprometimento (SUCUPIRA LINS, 2015). A pesquisa incluiu observação in locus, entrevista com as às crianças e seus responsáveis, intervenções e oficinas e aconteceu em uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro, numa turma de 29 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A turma participou do Projeto de Educação para a Paz chamado Living Peace, o qual oferece o Dado da Paz e o Timeout, momento de reflexão pela Paz, como instrumentos pedagógicos que motivam a vivência de relacionamentos baseados na Fraternidade. Foi observado que o projeto contribui para a vivência das virtudes aristotélicas e a adesão das crianças a este superou o previsto. Elas levaram a prática do Dado da Paz para a escola inteira. Esse desdobramento motivou a adesão de nove professores da escola ao projeto e despertou o interesse da Secretaria de Educação. A partir da reflexão feita, foi possível concluir que o processo educativo proposto pelo Living Peace oferece uma contribuição válida para a formação ética, portanto, para a Educação para a Paz. Os dados coletados foram tratados de acordo com as categorias pré-estabelecidas, Amizade e Justiça, e também Paz, que emergiu do campo, segundo o método de análise de conteúdo de Bardin (2010). Concluímos que a Educação para a Paz a partir da aprendizagem das virtudes é possível também na área de risco, mas sua eficácia depende sobretudo da coerência, na comunidade escolar, entre o discurso e a ação e se o diálogo se tornar uma prática de fato. PALAVRAS-CHAVES: Educação para a Paz, Aprendizagem Ética, Living Peace, Situação de Risco.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the issue of Education for Peace in a school located in an area of risk. The growing difficulty in coping with school violence (DUSI, 2006) was the problem that motivated this research. We start with the hypothesis that it is possible to educate for Peace, provided that, it contributes to the ethical formation from the experience of the Aristotelian virtues. The philosophy of MacIntyre (2001) is one of the theoretical foundations of ethical training in this research. Education for Peace has in Lubich's thinking (1920-2008) its theoretical bases and it is inserted in the context of Ethical learning (SUCUPIRA LINS, 2003). The objectives are: 1. seek proposals for actions and subsidies that help to minimize violence from the Education for Peace; and 2. analyse the effectiveness of a Peace Education program in relation to the virtues of Friendship and Justice, as well as its approach in environments of risk. The methodology of Action Research with greater commitment was used (SUCUPIRA LINS, 2015). The research included observation in locus, interviews with children and their parents or guardians, interventions and workshops in a Municipal Network of Rio de Janeiro elementary school class of 29 4th grade students. The group participated in the Peace Education Project called Living Peace, which offers the “Dice of Peace” and Time-out, a moment of reflection for Peace, as pedagogical instruments that motivate the experience of relationships based on Fraternity. It was observed that the project contributed to the living of the Aristotelian virtues and the children's adherence to it has surpassed what was foreseen. They took the “Dice of Peace” (Dado da Paz) practice to the whole school. This unfolding motivated the support of nine teachers from the school to the project and awakened the interest of the Education Department. From the reflection made, it was possible to conclude that the educational process proposed by Living Peace offers a valid contribution to the ethical formation, therefore, for the Education for Peace. The data collected were treated according to the pre-established categories, Friendship and Justice, and also Peace, which emerged from the field, according to Bardin's (2010) content analysis method. We conclude that Education for Peace from the learning of virtues is also possible in the area of risk, but its effectiveness depends mainly on the coherence in the school community between discourse and action and if dialogue becomes a practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação para pazpt_BR
dc.subjectVirtudes e educação para a pazpt_BR
dc.subjectLiving peacept_BR
dc.subjectEducação para a paz e situação de riscopt_BR
dc.subjectFormação do caráterpt_BR
dc.titleEducação para a paz por meio de virtudes com crianças em situação de riscopt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2022-03-30T12:17:33Z-
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