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dc.contributor.authorLINS, Max Felippe Neri-
dc.contributor.authorVIANA, Marcelo Tavares-
dc.date.accessioned2016-06-10T14:40:59Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/230-
dc.descriptionIntrodução. Durante o período que antecede a realização de uma prova de vestibular os candidatos tendem a adotar rotinas excessivas de estudo. Esta, associada a preocupação com a prova, pode induzir a níveis patológicos de ansiedade nesses indivíduos que, dentre outros, poderá comprometer seu desempenho no certame. Objetivo. Analisar os níveis de ansiedade dos estudantes pré-universitários no período de preparação para as provas de vestibular. Métodos. Trata-se de um estudo exploratório, longitudinal e inferencial do tipo caso controle com amostras por conveniência, composta por 39 estudantes pré-universitários (ENEM-2015) de ambos os sexos e idade média de 17 anos (±1,01). Utilizou-se o Inventário de Ansiedade de Beck – BAI, a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton - HAM-A) e o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh – PSQI). Para as análises estatísticas pareadas, a distribuição de probabilidade (descritiva) e o teste de McNemar (Inferencial) foram empregados com um p≤0,05, com base no SPSS for Windows – 21.0 de 2012. Resultados. Quanto a qualidade de sono, 35,9% apresentaram um nível ruim e 46,2% dos estudantes ingeriram psicotrópicos para manutenção da vigília. Observou-se maior prevalência nos níveis de ansiedade, 20,5% - Grave (BAI) e 12,8% - Severa (HAM-A) no terceiro momento. Conclusão. O período preparatório para o vestibular pode interferir nos níveis de ansiedade e qualidade do sono desses pré–universitários induzindo-os a ingerir psicotrópicos de forma negligente.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction. During the before selection examination period the candidates tend to adopt excessive study routine. This, associate with concerns of the exam, can to induce to pathologic levels of anxiety and, among other, may to implicate their performance in the test Objective. To analyze the anxiety levels in undergraduate students on the selection examination period. Method. It is an exploratory, longitudinal and inferential study from case-control type with sample per convenience, composed by 39 students undergraduate (ENEM-2015) of both gender and 17 mean age (±1,01). Was used The Beck Anxiety Inventory – BAI, the Hamilton Anxiety Rating Scale – HAM-A) and the Pittsburgh Sleep Quality Index – PSQI. For statistical analysis of paired comparisons, the probability distribution (descriptive) and the McNemar test (inferential) was used with p≤0,05 in the SPSS for windows – 21.0 from 2012. Results. In the sleep analyses, 35,9% exhibited bad level and 46,2% of students ingested psychotropic with the purpose to stay awake. The larger prevalence observed was anxiety levels, 20,5% - grave (BAI) and 12,8 – serious (HAM-A) in the third moment. Conclusions. The period of student selection examination could to interfere in the anxiety levels and sleep quality of these undergraduate inducing them to ingest psychotropic negligently.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titleVestibular e as repercussões associadas à ansiedade dos candidatospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsrestritopt_BR
dc.embargo.lift10000-01-01-
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