ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Clarissa Wanderley de-
dc.contributor.authorSOBRAL, Karen Simone Ferreira-
dc.date.accessioned2019-10-01T14:10:51Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2128-
dc.descriptionA sociedade atual convive com o descarte inapropriado de toneladas de material plástico diariamente. Gerando um caos ambiental e impulsionando as empresas e os consumidores a repensarem seus hábitos de consumo. Nesse sentido, entra na pauta de discussão a necessidade de uma cadeia logística que proporcione o fluxo reverso de materiais plásticos. Diante desse contexto, a presente monografia tem por objetivo analisar os impedimentos para a promoção da logística reversa dos canudos plásticos pela perspectiva dos consumidores e das empresas. Buscando não apenas caracterizar estas barreiras, mas sim o que as alimentam, o porquê do consumidor e do empreendedor não enxergam o rejeito de plástico como uma oportunidade de logística reversa. Para chegar a esse objetivo, a pesquisa tem uma abordagem mista de caráter exploratória. Por meio de entrevistas individuais e observações sistemáticas investigou o discurso de 3 gestores de empresas de micro a médio porte do ramo alimentício. Por sua vez, para entender o consumidor, usou da metodologia Survey, por meio de uma amostragem não probabilística de seleção aleatória. A aplicação do questionário foi veiculada à plataforma do Google, o Forms, e apresentou um corpo amostral de 77 questionários respondidos e válidos. Todos os dados foram coletados no período de Fevereiro a Maio de 2019. Os resultados obtidos sobre as duas percepções foram confrontados com a literatura de Bauman (2008) e Barbosa (2004) sobre a ótica de consumo, assim como pela literatura Ballou (2006) e Novaes (2007) por um olhar logístico e da cadeia de suprimentos. Por fim é observado que existe sim um pensamento de consciência sustentável e cobrança por parte dos consumidores para com as empresas. Entretanto foi observado que o discurso da sustentabilidade não permeia as práticas de consumo. Assim, as considerações finais sugerem que nem o consumidor e nem as empresas apresentam reais intenções de viabilizar o fluxo reverso dos canudos. Com isso, a prática do fluxo reverso ou da separação dos materiais plásticos é deficiente em toda a cadeia logística. Pois, não apresenta retorno financeiro, não têm estrutura física que viabilize o fluxo reverso e não há interesse que impulsione essa prática.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCanudo plásticopt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.titleConsumo sustentável ou consciência sustentável? Uma análise das barreiras para a logística reversa dos canudos de plástico na pespectiva dos consumidores e empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2019-10-02T14:10:51Z-
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL UMA ANÁLISE DAS BARREIRAS PARA A LOGÍSTICA REVERSA.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.