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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLUZ, Keila Francielle Nascimento da-
dc.contributor.authorSOUZA, Emanuela da Cruz-
dc.date.accessioned2019-10-01T14:09:37Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2125-
dc.descriptionO presente estudo objetivou analisar os principais fatores estressores que os professores da rede pública de ensino têm enfrentado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Utilizou-se a técnica da revisão bibliográfica para coleta e sistematização da produção acadêmica brasileira. Neste período, em que os problemas de saúde mental têm crescido consideravelmente, ficou exposta a necessidade de um aprofundamento maior do tema, bem como identificar quais estratégias os professores têm usado para a diminuição desse quadro, e como a área de recursos humanos e o âmbito público têm lidado com esse cenário. A partir da análise de dados, foi possível perceber a importância do conhecimento em torno da área docente e da relação entre gestão pública e o citado problema. Destaca-se que diversos fatores externos e internos contribuem para o agravamento do quadro de estresse dos educadores, tais como: carga horária elevada, imposição pela sociedade de inúmeras responsabilidades a eles não cabíveis, o difícil convívio com os alunos, dentre outros. Foi possível confirmar que se torna necessário o desenvolvimento de projetos que visem a um maior envolvimento continuado da sociedade com os professores, inclusive, que sejam desencadeadas competências junto à promoção de saúde do docente da rede pública de ensino, estratégia esta tipicamente ligada à área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectFatores estressorespt_BR
dc.titleEstresse entre docentes do ensino público: desafios para a gestão de pessoaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2019-10-02T14:09:37Z-
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