ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1781
Título: Cárie dentária e fatores associados em comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas: uma revisão de literatura.
Autor(es): GONÇALVES, Tiago Marques
MOURA, Viktor Leonardo Torres de
OLIVEIRA, Vivian Vitória de Lima
LORENA SOBRINHO, José Eudes de
Palavras-chave: Epidemiologia
Cárie dentária
Grupos minoritários étnicos
Grupos raciais
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: A cárie dentária é uma doença multifatorial de caráter infeccioso, seu entendimento se dá através do estudo da epidemiologia de saúde bucal e, portanto pelas condições socioeconômicas, culturais e de higiene. O objetivo deste trabalho foi identificar a associação de fatores socioeconômicos, demográficos com a prevalência da cárie dentária em comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura narrativa, a partir das bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se os descritores: epidemiologia, cárie dentária, grupos minoritários étnicos, grupos raciais e indígenas. A estratégia deu-se pela busca avançada, com o operador AND, idioma português, entre os anos de 2008 a 2017. Após o emprego dos descritores, os artigos passaram por uma seleção através da leitura dos títulos, resumos e conteúdos na íntegra, dos quais restaram 09 artigos. As crianças constituíram-se como principais indivíduos estudados, com prevalências distintas de cárie entre as comunidades estudadas. Fatores socioeconômicos e dietéticos mostraram-se associados ao aumento das médias dos indicadores epidemiológicos ceo-d e CPO-D. Concluiu-se que estes grupos populacionais requerem maior atenção de políticas públicas para redução de suas vulnerabilidades e riscos de adoecimento.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1781
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigofinal TCC_tiago_vivian_viktor.pdf144,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.