ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1763
Título: A contribuição da anemia falciforme como fator de proteção da malária.
Autor(es): SOARES, Andréa Honório
GALINDO, Eduardo da Silva
OLIVEIRA, Maria Paula Marques de
LIMA, Tamara de Carli
Palavras-chave: Anemia falciforme
Malária
Hemoglobinopatias
Plasmodium falciparum
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: A malária é uma das arboviroses mais nocivas causada por parasitas altamente infecciosos. Foi observado que indivíduos com anemia falciforme dispõe de características celulares individuais que resultam numa resistência natural aos agentes infecciosos dessa doença. O objetivo deste artigo é revisar como a anemia falciforme age como efeito protetor para a malária, descrevendo os processos moleculares dos pontos de vista bioquímico e imunológico que resultam nessa proteção. O estudo trata-se de uma revisão de literatura através de consultas nas plataformas medline, lilacs e pubmed. Utilizando descritores apresentados no vocabulário estruturado (DeCS). Esses mecanismos dependem de variações genéticas tanto do hospedeiro quanto do parasito, de fatores ambientais e do estágio em que o parasita se encontra. O aumento da fagocitose devido a polimerização da hemoglobina causada pelos altos níveis de monóxido de carbono é um dos exemplos assim como a redução da citoaderência que impede a evolução para malária cerebral que tem como fator positivo a redução do parasita nas células falcizadas. Os mecanismos envolvidos na proteção a malária onde a parasitemia é endêmica ainda são pouco compreendidos, porém novos estudos irão surgir para complementar e auxiliar a compreensão de tais mecanismo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1763
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição da anemia falciforme como fator de proteção da malária.pdf113,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.