ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1737
Título: Influência da manipulação cervical na força diafragmática em pessoas com cervicalgia.
Autor(es): FIGUERÊDO, Maria Paula de Góis
PAIVA, Samya Letícia de Oliveira
BARBOSA, Yhatanna Kawana Alves
Palavras-chave: Modalidades de fisioterapia
Quiropraxia
Manipulação da coluna
Manipulação quiroprática
Cervicalgia
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: O diafragma constitui o mais importante músculo da respiração, sua inervação é através do nervo frênico, que se origina em C3-C5 no plexo cervical. Alterações na coluna cervical, como a cervicalgia, podem causar diminuição da captação e propagação dos impulsos nervosos para o diafragma. Levando isso em consideração, pode-se especular que distúrbios respiratórios podem ter causa inicial em desequilíbrios na região cervical. A manipulação cervical surge, como uma alternativa de tratamento para a cervicalgia e para diminuição da força diafragmática. Objetivo: Investigar a associação entre a manipulação vertebral cervical e a variação da força de contratilidade diafragmática em pessoas com cervicalgia. Metodologia: É um estudo descritivo quase-experimental, de corte transversal, com abordagem quantitativa dos dados e seleção da amostra foi de forma causal, resultando em uma população de 30 funcionários do setor secretaria e tesouraria da Universidade Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Resultado: Foi observado que após a intervenção houve um aumento significativo nos valores das Pimáx, Pemáx, assim como da frequência respiratória e frequência cardíaca. Conclusão: A manipulação vertebral cervical causa uma variação positiva na força diafragmática dos participantes da pesquisa, confirmando a hipótese do trabalho.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1737
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Influência da Manipulação Cervical na Força Diafragmática em Pessoas com Cervicalgia.pdf293,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.