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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Arissa Andrade Araujo-
dc.contributor.authorPEREIRA, Barney Brian Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Gabriel Sá Campos-
dc.date.accessioned2018-08-20T18:05:54Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1676-
dc.descriptionA proposta da Vitalinus é oferecer serviços através de um Marketplace e uma consultoria de exportação, voltados exclusivamente para o artesanato de Caruaru e região, que envolve produtos feitos manualmente com couro, barro, renda, palha e cerâmica. A ideia de comercializar e exportar o artesanato partiu da proposta de disseminar a cultura da região, que conta com elementos histórico, como o Alto do Moura, que é considerado, pela Unesco, o maior centro de artes figurativas das Américas. A região foi habitada pelos índios Kariris, no século XVI, por isso, nota-se que há uma grande influência da cultura indígena, assim como a existência também de algumas práticas introduzidas pelos negros e pelos portugueses, na produção dos artesanatos. O Alto do Moura, ficou conhecido nacionalmente a partir de 1948, com o mestre Vitalino Pereira dos Santos (1909 – 1963), o artesão idealizador das obras de barro. Hoje conta com mais de 1000 (mil) artesãos. O nome da nossa empresa é uma homenagem ao mestre. Visando o nosso grande polo de artesanato, nossa equipe realizou pesquisas de campo no Alto do Moura e na Feira de Artesanato de Caruaru Compositor Onildo Almeida, entre os dias 08/10/2017 e 14/10/2017, constatou através de números que alguns artesãos mostravam interesse na exportação, não apenas devido ao capital, mas pelo conhecimento de novos mercados, culturas e agregar valor de seus produtos em outros países. Do total de 20 artesãos entrevistados, 50% responderam que nunca tiveram oportunidade de exportar seus produtos com mecanismo que os auxiliasse nesse processo, outros 35% não mostraram interesse de exportar devido à falta de conhecimento, confiança e garantias financeira pré-venda e pós-venda e 15% não souberam responder. Em cima dessas dificuldades é que a Vitalinus irá trabalhar para conquistar o artesão, esclarecer todo o processo da negociação da forma mais transparente e didática possível para que o mesmo possa ficar totalmente por dentro dos trâmites que seus produtos irão percorrer até encontrar o leque de oportunidades, de crescimento e sucesso que sua arte alcançará ao ficar diante de potenciais clientes e que valorizam a arte ao redor do mundo. Nossa plataforma vem auxiliar artesãos 5 que precisam divulgar os seus produtos e poupar seu tempo com trâmites mais burocráticos e trabalhosos na hora da exportação. A Vitalinus prestará suporte nas vendas, com uma consultoria sobre como exportar artesanato, orientando o artesão nas etapas de planejamento, análise de mercado, negociação e despacho da mercadoria. Completando os aspectos legais para efetivação das vendas. Usaremos o método de Marketplace, que é uma plataforma digital que habilita conexões entre produtores e consumidores que irão criar e trocar produtos em seu ambiente. Diferente do e-commerce, no Marketplace há uma intermediação de negócio, ou seja, o produtor negocia diretamente com o consumidor através da plataforma. A palavra Marketplace, vem do idioma inglês e resultante da junção das palavras market (mercado) e place (local). A comercialização dos artesanatos será direcionada para o mercado nacional e internacional, inicialmente com exportações para Alemanha. A escolha do destino partiu da análise de dados oficiais do site Trade Fair Dates, o qual mostra a Alemanha como o país que tem a maior quantidade de feiras de artesanato catalogadas a nível global. São 49 ao total, sendo a Baixa Saxônia (Niedersachsen) com 11 feiras, a Baden-Württemberg com 8 feiras e a Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen) com 8 feiras. Além da análise das feiras, constatamos através do Ministério do Turismo, que dos 66 mil turistas que vieram à Pernambuco em 2015, 13% eram da Alemanha, o 3° país com maior número de turistas no estado e o 7º no Brasil. Os dados encontram-se disponíveis na página oficial do ministério. Gráfico 1 – Percentual de turistas em Pernambuco. Fonte: Ministério do Turismo Presenciamos todos os dias o meio artístico artesanal que é uma das grandes marcas da nossa região. É com essa facilidade de estar próximo e reconhecendo o amor que artistas têm por seus trabalhos, que a Vitalinus contará também com uma plataforma digital exclusivamente dedicada ao artesanato regional e seus artistas/obras com conteúdo a fim de entreter pessoas que se interessem em ao menos conhecer o que é feito, como é feito, o intuito da obra e conhecer que história e cultura existe por trás daquele produto. Entre as atividades da nossa empresa, a Vitalinus irá oferecer a oportunidade do produtor aumentar a sua visibilidade e dos seus produtos para o público, podendo contratar serviços com três tipos de planos, sendo dois semanais e um mensal onde poderão incluir banners com seu perfil, produtos e ofertas na página principal da empresa, no Facebook e artigos que contém a história do produtor e o valor de seu produto em nosso blog, sendo tudo pré-discutido entre a Vitalinus e o vendedor para estabelecer as prioridades das publicações e a sua forma de abordagem. Nos últimos dez anos, as exportações de artesanato em Pernambuco somaram U$$ 125.330,00 entre produtos de barro, calçados de couro e chapéu de palha. Gráfico 2 – Exportações de artesanato em Pernambuco. Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços 2017 Abaixo um resumo dos indicadores de viabilidade da nossa empresa. Indicadores Ano 1 Ponto de Equilíbrio R$ 511.027,42 Lucratividade 19,36 % Rentabilidade 142,22 % Prazo de retorno do investimento 9 mesespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProjeto de intervenção:plano de negócio vitalinuspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2018-08-21T18:05:54Z-
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