ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1484
Título: Identificação de lesões orais e aspectos citopatológicos em pacientes atendidos em centro de especialidades ondontológicas
Autor(es): ARAÚJO, David Felipe de Brito
MORAIS, Anny Rose de Oliveira
SIQUEIRA, Yago Menezes de
Palavras-chave: Neoplasias bucais
Fatores de risco
Citopaologia
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Introdução: A incidência de câncer vem aumentando significativamente em todo mundo, sendo um dos mais importantes problemas de saúde pública. O Câncer bucal compreende o crescimento de tecidual que afetam lábios e o interior da cavidade bucal. O processo de desenvolvimento da doença está estreitamente ligada com as condições em que as pessoas vivem na comunidade. Objetivos: Avaliar lesões e amostras citológicas da mucosa oral dos pacientes atendidos no centro de especialidade odontológica, caracterizando a amostra quanto sexo, idade, profissão, tabagismo, etilismo, tipo e localização da lesão. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de coorte transversal e analítico, foram incluídos uma amostragem por conveniência de um total de 30 pacientes entre 18 e 80 anos, oriundos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no período de setembro a dezembro de 2017. Foram excluídos pacientes em tratamentos oncológicos e que haviam realizado algum tipo de cirurgia na cavidade oral. Os dados foram analisados através do teste Qui-quadrado, utilizando o programa PRISM, versão 6.0, considerando intervalo de confiança de 95%. Sendo considerado p> 0,005. Resultados: A maior parte da população avaliada foi composta por mulheres (70%). A faixa etária predominante foi de 50 -70 anos (40%), com uma média de 48,66 e desvio padrão de ± 19,61. Dentre os 09 (30%) participantes que apresentaram lesão na cavidade bucal, à maioria era do sexo masculino 6 (66,6%), de ambos os sexos relataram ser autônomo como profissão 4 (44,4%) e 5 (55,6%) usavam prótese dentária. Além disso, 4 (44,4%) deles tinham idade > 70 anos e 6 (66,6%) afirmaram fumar e apenas 4 (55,6%) disseram não consumir bebida. Conclusão: Os indivíduos que possuem o hábito de fumar tem uma possibilidade de desenvolver lesões bucais, e quando comparado ao consumo de alcoól esse fator de risco é baixo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1484
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.