ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1412
Título: Prevalência de incapacidade funcional e características de treinamento em praticantes de musculação com lombalgia crônica.
Autor(es): SOARES, Camylla Carla de Assis
RIBEIRO, Gabriella Myllena de Souza
SILVA, Jully Rebecca Santos
Palavras-chave: Dor lombar
Musculação
Exercício resistido.
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Introdução: Na musculação, a lombalgia crônica pode ocorrer em seus praticantes devido às características de treinamento (cargas máximas para uma repetição, treinamento sem supervisão, execução incorreta dos exercícios e outras). Este desconforto pode influenciar a capacidade funcional de um indivíduo. Objetivo: Descrever a prevalência de incapacidade funcional e características de treinamento em praticantes de musculação com lombalgia crônica. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo de corte transversal. Foram analisados indivíduos de ambos os sexos, praticantes de musculação de cinco academias de Caruaru-PE, com relato de lombalgia crônica (duração maior que 12 semanas). Foram utilizados dois questionários, um para identificação das características de treinamento (frequência, intensidade, tempo de treino, presença de supervisões durante o exercício e repetições dos exercícios que afetam diretamente a coluna lombar), e, o segundo (Oswestry Low Back Pain Disability Questionnaire) para verificar a incapacidade funcional devido à dor na região lombar. Resultados: 56 praticantes participaram do estudo, destes, 48,2% treinam de 40min a 60min por dia e 55,4% realizam os exercícios com acompanhamento do personal trainer. Na incapacidade funcional, 37,5% quando realizam exercícios de alta intensidade, referem aumento do sintoma na região lombar. Conclusão: Os participantes apresentaram maiores prevalências para características de treinamento com cargas elevadas, e, baixas a moderadas frequências à incapacidade funcional, onde a maior incapacidade foi o aumento da intensidade da dor na lombar, durante utilização de altas cargas no exercício.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1412
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo documento.pdf81,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.