ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, Ítalo Rodrigues-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gustavo Henrique Alves de-
dc.date.accessioned2018-05-31T13:42:44Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1325-
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo descrever e analisar de forma multidimensional os fatores econômicos, políticos e estratégicos que serviram como forças motrizes dos eventos relacionados à internacionalização de empresas sul coreanas na América Latina. Além do viés econômico e político, este estudo baseia-se em quatro dimensões teóricas que comportam os principais fatores existentes nas estratégias de inserção internacional por parte de empreendimentos globais: Modelo Triple Helix, relativo aos sistemas de inovação existentes em uma economia; o modelo de Uppsala e o modelo contingencial, relativos à internacionalização dentro de uma perspectiva de estágios sucessivos de aprendizado; modelo interativo, que trata das interações existentes dentro de uma network nas quais levam a empresa a internacionalizar e inovar no mercado internacional. Desta forma, este estudo propõe-se não só a explicar, mas buscar nas dinâmicas econômicas as razões para a existência destes processos dentro da relação entre continente asiático e a América Latina. A observação destes aspectos nos leva a perceber que uma ampliação dessas relações comerciais pode trazer benefícios para ambos no que diz respeito à mobilidade de fatores produtivos, inovação tecnológica e participação ativa no cenário internacional. Utilizando-se de um exemplo recente de expansão do grupo Hyundai através da internacionalização das empresas do grupo (Kia Motors) em território mexicano, este estudo tenta ilustrar um dos vários episódios de internacionalização promovidos pela globalização e seus resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomia internacionalpt_BR
dc.subjectInovação e internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCoréia do Sulpt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectKia motors Méxicopt_BR
dc.titleUma análise multidimensional do processo de internacionalização de empresas sul coreanas na américa latina e o caso kia-méxicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2018-06-01T13:42:44Z-
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZA.pdf127,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.